Sobre

Com o objetivo de compreender dificuldades e iniciativas de mulheres jornalistas no mercado de trabalho, esse site traz uma série de reportagens que abordam diferentes aspectos e visões sobre a situação dessas profissionais no Brasil.

Belona: Mulheres Jornalistas em Pauta é um Trabalho de Conclusão de Curso para a graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolvido pelas acadêmicas Carolina Bernardi Vieira e Kamylla Silva e orientado pela professora Flávia Garcia Guidotti.

O nome e a identidade visual do site prestam homenagem ao primeiro jornal fundado por uma mulher no Brasil, Belona Irada Contra os Sectários de Momo. O periódico foi criado em 1833 por Josefa Maria Barreto em Porto Alegre e tinha cunho político, de vertente imperialista e antisectária.

Belona é a deusa romana da guerra e sua representação histórica é uma mulher usando um capacete militar, o que inspirou o logo do site. Já as cores escolhidas, creme, lilás e verde, são referências ao movimento sufragista inglês e significam, respectivamente, pureza, dignidade e esperança.

 

Autoras

Carolina Bernardi

Carolina tem 27 anos, é natural de Porto Alegre e residente de Florianópolis. Estudou Design de Moda no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) antes de mudar para o curso de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha como freelancer em Gestão de Conteúdo e Marketing Digital (manda jobs). Seus hobbies incluem dançar com gatos, jogar The Sims e viajar.

Postagens do autor

Kamylla Silva

Kamylla tem 28 anos e mora em Florianópolis. É formada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde teve seu primeiro contato com os estudos de gênero. Atualmente, é graduanda de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha com Marketing Digital, elaborando e aplicando estratégias de conteúdo para clientes de todo o Brasil. Gosta de escrever, viajar e brincar com seus gatos.

Postagens do autor